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Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País

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Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País

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INTRODUÇÃO

Meu nome é Luiz Mello, sou autor do blog Lances Digitais.

Atuo na área de marketing há bastante tempo e há alguns anos

mergulhei no marketing digital. É muito gratificante ter a

oportunidade de contribuir com a transformação digital.

Neste guia, vou explicar um pouco do que acontece no mercado

online, introduzindo os principais conceitos e estratégias.

Minha recomendação mais importante é que você comece com

calma, se familiarizando com esse universo.

Para se organizar abra um caderno de anotações ou o bloco de notas

no seu PC. Assim, você fixa os conceitos na cabeça e junto realiza as

pesquisas na net.

Me siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog Lances Digitais,

você será sempre beneficiado com conteúdos que eu preparo

especialmente para quem quer começar.

Luiz Mello

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Sumário Introdução .............................................................................................................................. 2

Capítulo 1................................................................................................................................ 6

O Que É Marketing Digital? ................................................................................................ 6

Conceitos Do Marketing Digital .................................................................................... 7

Persona ................................................................................................................................ 7

Avatar .................................................................................................................................. 8

LEADS ................................................................................................................................. 10

Lead Qualificados ............................................................................................................ 11

Funil De Vendas ............................................................................................................... 11

SEO ..................................................................................................................................... 12

CTA – CALL TO ACTION ................................................................................................. 13

FLUXO DE NUTRIÇÃO .................................................................................................... 13

Conclusão .......................................................................................................................... 14

Capítulo 2.............................................................................................................................. 15

16 Ferramentas Indispensáveis Para Você Usar No Marketing Digital ................. 15

E-mail Marketing ............................................................................................................ 24

Conclusão .......................................................................................................................... 25

Capítulo 3.............................................................................................................................. 26

Estratégias De Marketing Digital .................................................................................... 26

Finalidade Das Estratégias ............................................................................................ 27

Bases Das Estratégias de Marketing Digital ............................................................. 28

Formatação De Estratégias De Marketing Digital De Curto Prazo ..................... 29

Formatação De Estratégias De Marketing Digital De Longo Prazo .................... 34

Blogs .................................................................................................................................. 35

SEO ..................................................................................................................................... 36

Youtube ............................................................................................................................. 36

Listas De E-mails.............................................................................................................. 37

Primeiro Faça Uma Isca Digital .................................................................................... 38

Crie a Sequência de E-mails Auto responder ........................................................... 39

Crie As Páginas De Captura .......................................................................................... 40

Funil De Vendas ............................................................................................................... 40

Conclusão .......................................................................................................................... 41

Capítulo 4.............................................................................................................................. 42

Análise De Métricas De Marketing Digital ................................................................... 42

Análise Blogs E Sites ....................................................................................................... 43

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ROI – Retorno Do Investimento .................................................................................. 44

Custo De Aquisição ......................................................................................................... 45

Receita Recorrente Mensal ........................................................................................... 46

Custo Por Aquisição ....................................................................................................... 47

Custo Por Lead ................................................................................................................. 49

Churn Rate - Taxa De Retenção ................................................................................... 50

Tráfego Por Canal ........................................................................................................... 50

Novas Sessões .................................................................................................................. 51

Conclusão .......................................................................................................................... 52

Capítulo 5.............................................................................................................................. 53

8Ps Do Marketing Digital .................................................................................................. 53

Produto ............................................................................................................................. 54

Preço .................................................................................................................................. 55

Praça................................................................................................................................... 55

Promoção .......................................................................................................................... 56

Pessoas .............................................................................................................................. 57

Processos........................................................................................................................... 58

Posicionamento ............................................................................................................... 59

Performance ..................................................................................................................... 60

Conclusão .......................................................................................................................... 61

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CAPÍTULO 1

O QUE É MARKETING

DIGITAL?

A Internet deu um grande pulo a partir dos anos 90, quando os

computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final.

A popularização da Internet iniciada nos Estados Unidos, deu início à

Revolução Digital que modificou definitivamente a maneira como

nos comunicamos.

Foi com a popularização da Internet que o termo “marketing digital”

surgiu.

No entanto, em função das limitações tecnológicas da época, não

havia muita diferença entre o marketing digital e o marketing

clássico, uma vez que os dois consistiam em produzir uma marca

(sendo a Internet o canal aplicado em marketing digital).

A grande questão, todavia, era que não existia comunicação entre

empresa e consumidor, a comunicação era parcial, feita apenas pela

empresa com o consumidor.

Foi somente nos anos 2000, com o crescimento dos usuários da

internet, que o marketing digital tomou aparência e deslanchou,

sendo hoje a promessa de marketing do futuro.

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Tal como a internet revolucionou a maneira como as pessoas se

comunicam entre si, o marketing digital revolucionou a maneira

como as empresas se comunicam com seus consumidores.

Conceitos Do Marketing Digital

Assim como em outros setores, o marketing digital é um universo

com seus próprios termos. Antes de iniciar este guia, vamos

conhecer os principais termos utilizados aqui.

Persona

Ao contraditório das técnicas tradicionais, o marketing digital

trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios,

baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu

cliente ideal.

Dessa maneira você pode fazer ações mais segmentadas e

direcionadas, destinado às pessoas corretas, poupando tempo bem

como dinheiro.

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Avatar

O avatar é a personificação do seu público-alvo, e o simples fato de

você contar com este recurso em sua campanha de marketing fará

com que seus resultados aumentem bastante.

• Criando Avatar Ideal: Alguns pontos precisam ser definidos

para que você crie um bom avatar. Você precisará coletar

informações sobre o seu público, seja por meio de pesquisas

ou de métricas fornecidas por ferramentas que auxiliam o

marketing digital.

• Demografia: Qual é o sexo do avatar? Onde ele mora? Qual a

sua idade? Onde ele trabalha?

Isso lhe permitirá escolher o vocabulário mais adequado durante a

construção do e-mail.

• Necessidades: O que a pessoa precisa?

• Desejos: O que ela quer?

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• Pontos de dor: O que faz a pessoa não conseguir dormir à

noite? Qual é a sua preocupação?

• Algumas pessoas têm medo de perder dinheiro, enquanto

outras têm medo de não se casar.

Os medos podem ser os mais diversos, e eles lhe darão pistas

preciosas sobre a personalidade do seu público.

Solução: O que o avatar acredita que vai solucionar o problema

dele?

Muitas vezes o avatar acredita que a solução dele é ter mais fãs no

Facebook, seguidores no Twitter ou inscritos no Youtube.

Mas isso não quer dizer que aqueles números trarão conversões. Os

grandes responsáveis pelas conversões são o marketing direto e a

construção de listas, e isso sim é uma solução.

No entanto, você precisa respeitar a opinião do seu avatar. Com o

tempo você será capaz de ensiná-lo qual é o verdadeiro criador de

soluções.

• Saber o que o seu avatar compra: Isso lhe mostrará quais são

os seus principais concorrentes, que não necessariamente

atuam no seu setor.

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LEADS

Para o marketing digital um Lead é um potencial consumidor que

demonstrou interesse em seu produto ou serviço.

Essa pessoa chegou até seu site através de alguma interação como

por exemplo, conteúdo ou formulário, e informou dados que serão

utilizados para futuramente guiá-lo pelo funil de vendas.

Isso significa que ele estava buscando saber mais sobre um assunto

ou serviço.

Esse Lead é um potencial cliente, alguém que já se interessou pela

sua empresa – conteúdo ou serviço – o que significa que

provavelmente ele quer saber ainda mais.

Ele também pode ser uma pessoa que encontrou um contato, ou

que alguém da sua empresa tenha feito algum tipo de contato.

Um Lead é uma oportunidade de negócio e em uma visão mais

ampla de marketing pode fazer parte de uma lista e ser utilizado

como referência para outros contatos de uma empresa em redes

sociais, como Instagram ou facebook.

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Lead Qualificados

Um Lead qualificado é o usuário que já identificou um problema e

está buscando soluções, uma pessoa que está realmente pensando

em comprar um produto ou serviço.

Saber as informações necessárias para identificar quais são os leads

qualificados permite que sua equipe de marketing crie campanhas

eficazes e consiga conduzi-lo em sua jornada de forma assertiva.

Funil De Vendas

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo

estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato

com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns

casos, além dela.

Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o

cliente faz até fechar a compra.

Um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente

a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma

solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

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SEO

O significado de SEO é: Search Engine Optimization ou otimização

para mecanismos de busca.

São as ações que contribuem para aumentar o potencial de

rankeamento de suas páginas e conteúdo, levando você a executar

os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de análise.

SEO pode ser feito em:

• Blogs

• Sites

• Videos

• Youtube

• Páginas

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CTA – CALL TO ACTION

Os Calls-to-Action ou CTAs são os botões de ação, são chamadas

para a ação que os seus usuários precisam realizar ao surgir uma

página, a fim de que continuem no fluxo do seu funil de vendas e

cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

FLUXO DE NUTRIÇÃO

É um procedimento de automatização de marketing no qual uma

ação do usuário é o gatilho de um fluxo de mensagens,

frequentemente por e-mail, com o intuito de auxiliar o seu persona

a passar as várias etapas do funil de vendas.

Esse fluxo de nutrição também pode ser uma forma de marketing

conteúdo, assim você está gerando:

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• Engajamento;

• Reciprocidade;

• Confiança;

• E está “esquentando” seus seguidores para uma call-to-action

(chamada para ação).

Conclusão

O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e

serviços, aproveitando táticas de marketing online, como marketing

de mídia social, marketing de conteúdo, marketing de busca e

marketing por e-mail.

É como as empresas de hoje estão recebendo sua mensagem na

frente de seus melhores clientes potenciais e clientes.

A dica em marketing digital é fazer a oferta certa no momento certo

e no lugar certo.

Hoje, seus clientes estão on-line: participando de redes sociais,

mantendo-se atualizados em sites de notícias e blogs, e

pesquisando on-line quando precisam.

O marketing digital coloca você nesses mesmos canais, para que

seus melhores clientes potenciais possam vê-lo, aprender mais sobre

você e até mesmo fazer perguntas para saber mais sobre você e

seus produtos ou serviços.

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CAPÍTULO 2

16 FERRAMENTAS

INDISPENSÁVEIS PARA

VOCÊ USAR NO MARKETING

DIGITAL

Toda profissão necessita de ferramentas, tanto físicas quanto

virtuais. No marketing digital não é diferente.

As ferramentas de marketing digital podem te ajudar com diversas

facilidades que você faria manualmente.

Com elas, além de trazer vários benefícios que você mesmo não

conseguiria ter de nenhuma forma (nem manualmente), você

também consegue economizar muito tempo.

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Por isso, sei que é importante eu falar de algumas dessas

ferramentas digitais. Com isso em mente, listei 15 Ferramentas para

ajudá-lo.

Vamos conferi-las?

Google Analytics é a ferramenta mãe para quem tem blogs e sites.

Com ela você consegue ter MUITOS recursos para melhorar cada

página sua que você acha que merece mais destaques.

E não é só isso, veja algumas outras funções:

• Quantas pessoas online em seu site;

• Taxa de Rejeição;

• Fontes de tráfegos – de onde que estão chegando;

• Quantas visitas diárias/semanais/mensais e personalizadas;

• Quanto tempo estão ficando;

• Você consegue ver quem é seu público alvo;

• E tem muito mais funções.

Se eu fosse falar aqui de cada função que tem dentro do Google

Analytics, seria um ebook separado! Por isso só listei algumas

funções, lembrando que você pode pesquisar na internet e ver a

ferramenta ao vivo e a cores, mas, precisará se cadastrar e ter um

domínio registrado.

Semrush, ferramenta para acompanhar as palavras-chave orgânicas,

e expressões combinadas com a finalidade de alcançar ótimos

resultados em campanhas digitais PPC (Pagamento Por Cliques).

Na minha opinião, a pesquisa por palavras-chave é primordial e

provavelmente uma das etapas mais importantes no início de

qualquer campanha digital.

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É a pesquisa em todos os níveis que vai determinar os resultados

bem como seu ROI (return on Investment - retorno sobre o

investimento).

A ferramenta Semrush vem também com módulo de SEO, além de

muitos dados disponíveis por meio da barra de análise livre na

homepage. É uma ferramenta paga por cobrança mensal.

Na versão gratuita já tem muitas funções que te ajuda demais.

Veja algumas das funções da Semrush:

• Análise de Palavras-chave;

• Análise de concorrência;

• Criar e acompanhar projetos de SEO;

• Backlinks de Concorrência;

• E muito mais!

Uma ferramenta que proporciona enorme riqueza de dados sobre

links externos, domínios, bem como IPs, melhores páginas, o texto

âncora principal utilizado e muito mais.

Há uma conta gratuita que é limitada, a qual cobre 3 relatórios e 10

resultados, porém para dados mais completos deve-se realizar o

avanço para o pacote full deles, que é pago.

• Suas principais funções e recursos são:

• Site Explorer: Análise de Links;

• Site Explorer: Análise de Tráfego Orgânico;

• Alertas

• Content Explorer;

• Keywords Explorer;

• Rank Tracker;

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• Site Audit.

Com essa ferramenta você é praticamente um dono de um tesouro.

Possui diversas funcionalidades para você que tem um blog ou que

está pensando em criar o seu.

Esse mecanismo de estudo de monitoramento de competição

oferece:

• Dados acerca das fontes de tráfego;

• Melhores conteúdos;

• Engajamento social

• E muito mais.

Existe uma quantidade extraordinária de dados disponíveis no

módulo grátis, inclusive websites de referência, tráfego de estudo e

palavras-chave, porém os pacotes ¬– que são premium – oferecem

também mais dados.

O Google ads não seria exatamente uma ferramenta, e sim uma

forma de você conseguir tráfego na versão paga.

Você paga para anunciar com esse recurso e ele posiciona seu

anúncio no topo de buscas.

Assim quando alguém pesquisar por algo, como por exemplo:

Como Emagrecer 10 Quilos?

E seu anúncio for sobre esse assunto, você aparecerá no topo dessa

pesquisa.

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Mas é claro que tem que fazer mais coisas para conseguir anunciar,

esse foi apenas um exemplo.

Outra funcionalidade muito recomendada dentro do Google

Adsense é a ferramenta “planejador de palavras chaves”.

Com essa ferramenta você tem total domínio do que seu público já

está buscando sobre. Uma das melhores para pesquisas desse tipo.

Você precisa de ajuda com pesquisa de palavras-chave? O

Ubersuggest é uma incrível ferramenta gratuita que pode encontrar

centenas de palavras-chave em poucos minutos.

Agrega dados do Google Suggest, que fornece ideias de palavras-

chave semelhantes e relacionadas às suas pesquisas no Google.

O Ubersuggest também coleta as pesquisas relacionadas na parte

inferior da página de pesquisa do seu Google.

Ou seja, qualquer campanha que você for iniciar, começe pelas

pesquisas de palavras-chave. Utilize o Ubersuggest e o Google

Keyword Planner e você terá pesquisas muito bem fundamentadas,

junto com outras ferramentas de pesquisas gratuitas.

Existem 2 formas que você pode gerar tráfego, o tráfego orgânico

que é gratuito e o tráfego pago.

O Facebook Ads é uma ferramenta que ajuda você criar ou

impulsionar uma publicação que você já tem, é tráfego pago.

Diferente do tráfego gratuito que você tem que ser constante e

sempre estar atualizando conteúdo, já com a ferramenta é um

pouco diferente.

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Ao anunciar, você consegue uma boa taxa de tráfego no mesmo dia

que fez o anúncio.

Pagar um valor mínimo por seu anúncio, o Facebook Ads pode

ressaltar a clareza do seu conteúdo no feed de notícias.

O mais recomendado neste caso, é o recurso de (PPC) Pay Per Click,

disponível no Facebook Ads, que faz com que você alcance um

número maior de leads segmentados, porém sem ter que gastar

bastante com isto.

Dentro do Facebook Ads tem diversas ferramentas que podem

ajudar você.

Uma delas que gosto de usar muito é a: “Facebook Insight”.

Com ela você consegue descobrir até a idade do seu público alvo.

Excelente para uma análise de persona.

Canva é a melhor ferramenta para você que quer fazer banners,

editar fotos e fazer também documentos.

O melhor de tudo é que essa ferramenta tem MUITA

FUNCIONALIDADE grátis!

Veja o que você pode fazer com ela:

• E-books

• Logotipos

• Fotos para redes sociais

• Infográficos

• Documentos

• E muito mais coisas.

Isso tudo que eu falei, na versão gratuita. Imagina se você paga U$

12,00 para usar os outros recursos…. São muitos recursos!

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Você conhece o Yahoo Resposta, certo? O Quora é praticamente a

mesma coisa, porém você consegue fazer muitas pesquisas sobre

um certo assunto e ainda assim consegue ótimas ideias do que está

em tendência e o que está com menos relevância.

Essa ferramenta você pode usar para procurar conteúdo para sua

audiência, pois vai chegar um momento que você pensa “poxa, o

que devo entregar agora como conteúdo, estagnei”, o Quora entra

nesse exato momento.

A única coisa que você precisa é apenas de uma conta para interagir

com as outras pessoas.

O SlideShare é uma plataforma popular de apresentação e

compartilhamento de documentos. Os usuários do SlideShare

tendem a se concentrar em negócios.

O SlideShare tem um número crescente de usuários. No momento

em que este tutorial foi escrito, as próprias estatísticas do SlideShare

colocam o número de usuários em 80 milhões.

Assim, com um número tão grande de usuários, o potencial para

atingir um grande público através do SlideShare está

definitivamente presente. Ela pode ser usada para pesquisas e iscas

digitais além de uma porção de outras coisas. O melhor de tudo é

grátis!

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Se você busca alguma ferramenta para anotações … o Evernote é a

melhor opção para você.

• Com ela você consegue

• Fazer roteiros de vídeos

• Escrever seus artigos

• Fazer alguma anotação muito importante

• E muito mais

Basta você usufruir da ferramenta que você descobre várias outras

funções.

O bom do Evernote é que ele está contigo aonde você está, pois

recentemente foi lançada sua versão de aplicativo.

Então qualquer ideia, qualquer pensamento e você estiver fora, você

pode adicionar através do celular, e quando chegar em casa você

terá aquela anotação no programa do PC. Top não é mesmo?

O Mindmeister é uma ótima escolha para você criar mapas mentais.

A ideia é você organizar uma aula, ou até mesmo a pesquisa de um

artigo.

Ou se apenas quiser organizar as ideias e tarefas é muito útil

também.

Você faz uma pesquisa antes e assim vai organizando e estudando o

que você colocou lá.

Se você quer economizar tempo para usar em outra coisa,

recomendo de verdade utilizá-la!

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Considerado como uma rede social, o Pinterest está crescendo cada

vez mais. A forma que você deve usá-lo é como uma fonte de

tráfego.

Use Infográficos e imagens com um top conteúdo de valor e assim

você atrai pessoas para seu projeto.

Boa forma para quem quer tráfego e não está podendo gastar

muito.

E se eu te falar que em questão a engajamento e tráfego, o

Instagram está bem mais aprimorado do que o Facebook, você

acreditaria?

Sim, o Instagram está poderoso quando se trata de engajamento,

não vai demorar muito para ele se tornar a principal fonte de tráfego

das pessoas.

A única desvantagem do Instagram é que ele não tem a opção de

colocar links nas publicações.

Mas por outro lado você pode adicionar links na bio do seu perfil.

Quando você tem mais de 10K de seguidores, você também

consegue adicionar links em seus stories também!

Uma pesquisa foi feita e relata que os stories estão sendo 10x mais

vistas que o próprio Feed.

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Google Keyword Planner (pesquisador de palavra-chave do Google).

Usando esta utilíssima ferramenta do Google você pode pesquisar

palavras-chave, ver o volume de buscas, palavras-chave relacionadas

entre muitas outras coisas.

Uma das mais importantes fases de qualquer lançamento,

campanha, artigo de blog etc., é sem dúvida nenhuma a pesquisa. A

ferramenta é gratuita e uma das primeiras na minha lista particular.

As suas chances de ranquear as palavras-chave são infinitamente

maiores.

E-mail Marketing

Para ser bem claro, e-mail marketing é a ferramenta mais

fundamental de todos os empreendedores digitais.

Há boatos que e-mail marketing morreu. Muitos se iludem com isso,

mas se você não sabe, o marketing digital ainda é relativamente

novo no brasil.

Isso já demonstra a longa vida dessa ferramenta, mas não é só por

aqui não, no mundo inteiro ela ainda responde por pelo menos 30%

de todas as estratégias de marketing digital.

Então sim, e-mail marketing está bem vivo e funciona para quem

souber usá-lo de forma correta.

Normalmente, utiliza-se algum software específico, existem vários

que você pode adquirir, são cobrados por mês e imprescindíveis em

qualquer estratégia de e-mail marketing.

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Além de criar sequência de e-mails, você pode automatizar a

maneira em que são disparados e segmentar para quem você quer

enviar.

Lembre-se que o marketing digital necessita de tráfego. E uma das

primeiras leis é você construir uma lista de e-mails. É aí que entra a

ferramenta.

Ainda vamos falar bastante sobre esse tema “construção de listas”

em outros ebooks e tem também um post dedicado só para isso no

blog. Dá uma checada lá!

Conclusão

Cada dia que passa surge mais ferramentas para ajudar você a

controlar seu tempo e, fazer trabalhos que não podem ser feitos

manualmente.

Uma coisa é certa, se você se mantém atualizado, você consegue

saber o que precisa e o que não precisa.

Lembrando que não são apenas essas ferramentas, existem diversas

outras.

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CAPÍTULO 3

ESTRATÉGIAS DE

MARKETING DIGITAL

Bom, talvez chegamos à parte que mais interessa para muitas

pessoas, mas é importante ressaltar que tudo que estamos vendo

nesse ebook está interligado e depende uma coisa da outra para

funcionar.

As estratégias são um dos conceitos mais buscados por muitas

pessoas e são a protagonista de conversão de qualquer campanha.

• Artigos

• Geração de leads – construção de listas

• Produtos

• Serviços

• CTAs – click to action

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• Outras campanhas

O foco principal das estratégias são despertar o interesse de quem

está lendo um artigo, escutando um podcast, assistindo um vídeo

etc.

Sabendo muito bem disso, iremos ajudá-lo com exemplos de

construção de estratégias

Vamos utilizar o nicho(mercado) de importação como exemplo

desse módulo e produtos digitais como referência de uma

estratégia.

Finalidade Das Estratégias

As estratégias de marketing digital servem pontos específicos e

fundamentais de qualquer campanha, como por exemplo:

• Definir os objetivos da campanha (primeiro passo de qualquer

estratégia).

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• Encontrar e converter pessoas interessadas no assunto que

você está divulgando/trabalhando, seu projeto.

Se você quer trabalhar no nicho de mercado de importação, você

precisa encontrar pessoas interessadas no assunto importação.

As estratégias servem para “mirar” na segmentação específica que

você quer atingir de acordo com os objetivos da campanha. Veja

abaixo alguns exemplos de nichos de mercado focados em

segmentações específicas.

Importar de fora com menor preço = importação

Perder peso = emagrecimento

Marketing digital = empreendedorismo

Culinária = doces diet

Esses exemplos estão ligados a um mercado específico, que

chamamos de nichos de mercado. As estratégias nos ajudam nisso,

encontrar pessoas interessadas no seu assunto do seu público.

Bases Das Estratégias de Marketing Digital

Para criar qualquer estratégia você precisa responder algumas

perguntas, para começar estas são de caráter elementar:

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1. Qual é o seu nicho de mercado?

2. Quem é o seu público?

3. Quais canais de tráfego esse público mais utiliza?

4. Qual o melhor produto para ser ofertado para esse público?

Seja qual for seu nicho de mercado e público alvo, com estas

perguntas iniciais você pode começar a desenhar estratégias.

Sabendo disso vamos ver agora algumas ideias e estratégias a curto

e longo prazo.

Formatação De Estratégias De Marketing Digital De

Curto Prazo

Muito cuidado no desenvolvimento das estratégias, pois uma

estratégia errada pode pôr toda a campanha em riso.

Primeiro você precisa escolher os canais por onde passam muitas

pessoas que tem interesse no seu assunto.

Os principais canais de tráfegos são:

• Seu Blog

• Youtube

• Facebook

• Google

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• E-mail Marketing

• Instagram

• Pinterest

• Anúncios orgânicos (gratuitos: levam muito mais tempo)

• Anúncios pagos

Obviamente que, o conjunto de diversas fontes de tráfego é o mais

recomendado, mas você pode ir escalando aos poucos.

Você não precisa usar todas de uma vez. Mas deve escolher 1 como

foco inicial. O Facebook Ads (anúncios pagos) é uma fonte que gera

resultados rápidos, se estruturada da forma correta.

O Facebook tem muitas pessoas.

O Facebook dá para gerar tráfego orgânico e pago.

O Facebook permite criar diversas estratégias.

Lembrando que esse é apenas um exemplo, você faz com a fonte de

tráfego que mais achar adequada à sua campanha.

Pode ser Facebook, Instagram, Youtube, Google

etc.

O terceiro momento da estratégia é a criação do seu persona, um

perfil segmentado. Pesquisar e entrar em páginas e grupos do

mesmo assunto que você está trabalhando e adicionar pessoas, que

se enquadram no perfil da sua persona interessadas em seu assunto.

O ideal é postar no mínimo 1 conteúdo todos os dias que ajude as

pessoas que têm interesse no assunto. Ou seja, conteúdos ricos que

solucionem as “dores” desse público.

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Uma sugestão é ofertar seu produto de vez em quando (2 vezes na

semana por exemplo, mas pode ser mais). Mais conteúdo gratuito

do que oferta paga, depende do seu orçamento!

O tema criação de página, seja a de vendas, de captura ou mesmo

páginas landing pages, é um tema que tem muita informação e por

isso eu abordo em um post dedicado exclusivamente para isso.

Mas, em geral, você cria páginas com anúncios ou chamadas, que

são inseridas nos blogs e em anúncios, e em grupos específicos e

veicula diversos canais de tráfego.

No caso de tráfego orgânico, uma vez que você pesquisou muito

bem suas palavras-chaves, pesquisou também seu persona, nicho de

mercado e produto ofertado, a probabilidade de ser encontrado

pelo seu público é muito grande.

Sendo assim, são grandes as chances de suas páginas serem curtidas

e compartilhadas. As pessoas passam a conhecer você melhor, isso

gera credibilidade e autoridade e com o tempo vem a conversão,

elas compram de você.

Esse tempo depende da qualidade do seu material, produto, página,

anúncio, pesquisa etc.

No caso de tráfego pago, você pode fazer publicações, dentro do

Facebook Ads, e anunciar um produto que está trabalhando.

Os resultados de campanhas pagas no do Facebook Ads são

impressionantes, você consegue tráfego rápido.

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E tem 2 formas que você pode pagar por essa publicação. Pagar por

cliques ou pagar por dia corrido. Recomendo inicialmente por

cliques.

Antes de iniciar essa estratégia é interessante você estudar sua

persona, assim você atingirá seu público certeiramente.

Outra dica antes de você começar a anunciar, é escolher os produtos

que resolvam dores que seu público quer resolver, as questões mais

buscadas no Google.

Um grande segredo dos anúncios sem dúvida nenhuma, são os

títulos. Você precisa estudar e praticar. Fazendo isso, não é uma

tarefa de outro mundo, qualquer um consegue.

Não invista dinheiro em campanhas pagas sem estudar muito antes

estas questões mencionadas, se não é dinheiro jogado fora.

Outras estratégias de tráfego pago, é pagar donos de grupos, no

Instagram ou Facebook, para deixar sua publicação fixada por um

período. Isso dá muito resultado desde que os grupos sejam bem

numeroso, acima de 50.000 pessoas.

A segmentação do seu público tem um papel preponderante nas

suas campanhas.

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Nicho de emagrecimento, por exemplo, é apontado para um público

que quer perder peso e assim por diante.

Bem, essas foram algumas ideias de estratégias mais de curto prazo,

vamos ver agora, algumas de longo prazo.

Formatação De Estratégias De Marketing Digital De

Longo Prazo

No passo anterior vimos alguns exemplos de estratégias de curto

prazo, de tráfego orgânico e tráfego pago e para isso utilizamos o

Facebook.

São exemplos e ideias que deram certo com milhares de

empreendedores digitais. As chances de de converter em vendas são

muito grandes.

Entretanto, qualquer estratégia para ser boa precisa também ser de

longo prazo. Um negócio deve ser estruturado para funcionar a

longo prazo. Não sei de ninguém que quer ganhar 10.000 em 1 mês

e no outro correr o risco de não ganhar isso ou 9x menos que isso.

Para você ter um resultado constante, você precisa exclusivamente

aplicar estratégias de longo prazo.

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Isso envolve:

• Blog

• Youtube

• Lista de E-mail

Na verdade, se você for parar para perceber, tudo isso envolve a

construção de listas de e-mails. Por isso, eu enfatizo tanto esse

canal de e-mails.

Pode ser um canal do Youtube, leitores do blog, assinantes do seu

e-mail marketing e por aí vai.

O foco da estratégia de longo prazo é você construir listas. Só que

o ponto fraco da criação de listas é que dificilmente você faz vendas

logo de início, as vendas vão entrando a longo prazo.

Blogs

Falando agora um pouco sobre os blogs, pratique marketing de

conteúdo, que é a entrega de conteúdo de valor. Conteúdo esse que

faça a pessoa resolver pelo menos 60% do problema dela.

Os outros 40% é seu produto que soluciona. Crie conteúdos e faça

ofertas para ele no seu blog.

Para você posicionar bem o seu blog, você deve usar técnicas de

SEO - Search Engine Optimization - e ter interações com mídias

sociais.

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SEO

O SEO, é uma sigla que define o Otimização Para Sites De Buscas.

Por isso você tem que compartilhar seus artigos nas redes sociais.

Blogs e sites são excelentes para conversão.

Youtube

Pensando agora sobre o Youtube, você consegue ter resultado com

mais facilidade do que no Google, mas não pense que por ser mais

rápido é mais fácil.

No Youtube você também faz marketing de conteúdo.

Entregar um belo conteúdo, algo que gera muito valor e fazer

ofertas.

Com a mesma ideia do 60% de problema solucionado com o grátis

e 40% com conteúdo pago.

Para produzir os vídeos você segue também um Plano de Ação.

• Criar pauta de conteúdo.

• Criar roteiro dos seus vídeos.

• Gravar vídeos.

• Editar seus vídeos (use o Filmora ou Vegas Pro para edição).

• E por fim fazer o upload do seu vídeo.

Lembre-se de usar tags para ser bem encontrado nas pesquisas.

Com essa estratégia no Youtube você tem chances de ter resultado

rápido mais do que o Blog, mesmo assim poste de 1 a 2 vídeos por

semana.

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Lembre-se também de fazer chamada para ação no final do vídeo e

não esquecer de colocar seus links na descrição.

Tem duas formas que você pode fazer seus vídeos. Gravação de

rosto e formato slide-show (explicação + fotos).

Uma das melhores e mais rápidas formas de você vender pelo

Youtube, é fazer o chamado vídeo review.

A ideia é você fazer um review (revisão) ou um depoimento de um

curso ou de algum produto e assim deixar seu link na descrição.

Você precisa apenas estudar a página de vendas e no vídeo explicar

seus benefícios e falar o que ele ensina. Um vídeo em torno de 1 a 4

minutos já serve.

Listas De E-mails

Para você capturar e-mails de usuários que têm interesse nos seus

conteúdos a estratégia parece no primeiro momento simples, mas

requer uma série de técnicas.

Você pode verificar no post específico do blog sobre e-mails um

resumão bacana sobre esse tema.

Ao invés de você vender diretamente, você captura o e-mail dessas

pessoas e converte dentro da sua lista, assim você tem mais chance

de ter resultado do que vender diretamente.

Vejamos um passo a passo de como poderia ser isso:

Contrate uma ferramenta de auto responder, eu sugiro a

GetResponse que é a que eu uso e é excelente.

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Você pode acessá-la por este link abaixo:

Caso você não possa gastar com nada neste início, sugiro a E-goi

com o plano 5001 contatos grátis.

Claro que tudo que é grátis, na verdade não é, né...! Tem um preço.

O preço neste caso é que quando seu negócio começar a escalar

você vai ter que fazer toda a migração de templates, e-mails,

contatos, páginas de captura e landing pages para um outro

sistema.

Por isso, recomendo que já comece com a GetResponse.

Sem dúvida, existem outras, a Fusion Soft, Aweber, Mail Chimp,

KlickPages e um monte de outras empresas, cada qual com pontos

fortes e fracos.

Depende de qual você gostar mais e que esteja alinhada às suas

necessidades.

Resolvida qual ferramenta irá usar então, mãos à obra.

Primeiro Faça Uma Isca Digital

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O nome é meio esquisito mesmo, mas é bem isso! A isca digital é

um conteúdo em diversos formatos como e-books, mapas mentais,

infográficos, vídeos e qualquer outra coisa que vire um conteúdo de

ajuda.

O mais usado é sempre um e-book com uma solução para acabar

com pequenas dores que seu público tem. Fica a seu critério, qual

isca digital fazer.

Crie a Sequência de E-mails Auto responder

Um número que vai de 10 ou mais e-mails, com sequência de

disparo automático. A Cada 5 e-mails disparados, um deve ter a sua

oferta.

Funciona a partir de gatilhos baseados nos comportamentos dos

usuários, se eles leem, clicam ou baixam conteúdos vindos dos seus

e-mails.

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Crie As Páginas De Captura

Você precisa criar as páginas que vão seduzir o leitor a deixar seu e-

mail. Existem vários plugins e ferramentas que ajudam a tornar o

processo bem mais tranquilo, então não se assuste.

Você encontra muitos tutoriais no Youtube que ensinam a fazer isso.

Cada página tem um código. O seu leitor coloca o e-mail nesta

página, seduzido pela oferta ou por baixar um ebook, e esse e-mail

está ligado a uma lista.

Ao mesmo tempo dispara uma sequência de e-mails auto

responder. O leitor recebe o ebook e é direcionado a uma página de

vendas e passa a receber uma sequência de e-mails que pode no

futuro converter em venda.

Funil De Vendas

Você vai perceber que o leitor está sendo conduzido pelo funil de

vendas que falamos no capítulo 1.

Tente sempre levar a pessoa para uma página fora do e-mail, um

vídeo, um artigo, ou uma imagem. É extremamente importante ter

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sempre sua Chamada Para Ação – CTA (click to action) em todos os

materiais.

Para vender dentro do e-mail marketing você tem que fazer ofertas.

Uma boa estratégia é a cada 4 ou 5 e-mails fazer uma oferta. E assim

você vai fazendo ciclos de ofertas e conteúdo.

Conclusão

Vimos que foram diversas estratégias, mas têm muitas outras,

porém, é melhor consumir aos poucos todas estas informações. No

próximo capítulo, vamos entender como analisar se as estratégias

estão indo bem ou não.

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CAPÍTULO 4

ANÁLISE DE MÉTRICAS DE

MARKETING DIGITAL

Se você está um pouco confuso com a sopa de letrinhas e nomes

que vimos nos capítulos anteriores, não fique preocupado. Esse é

um processo natural e aos poucos todas as informações vão se

encaixando na sua mente.

De nada adiantam boas estratégias, ideias e campanhas se elas não

cumprirem com as metas iniciais e converter em vendas.

Para analisar os resultados e avaliar se o que estamos fazendo está

atingindo os objetivos propostos, ou onde precisamos fazer ajustes

precisamos analisar as métricas.

Lembrando que os ajustes são sempre necessários e esse

monitoramento das métricas é sagrado e constante.

Sabendo disso vamos economizar nosso dinheiro, tempo e estresse.

Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem

mais difícil. A falta de conhecimento motivava decisões ruins.

E, para você não as cometer e extrair o melhor de todos os seus

esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial. É impossível

ter sucesso sem usá-las corretamente.

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Análise Blogs E Sites

• Visitantes Únicos: qual é a quantidade de pessoas que

acessam sua página. Cada hóspede é apurado somente uma

vez dentro do espaço de tempo recomendado.

• Sessões: é o quadro de interações, tal qual as visualizações de

página bem como cliques, que um mesmo utilizador executa

em um propenso período.

• Tráfego Orgânico e Pago: representa a porção de sessões

que são originadas de mecanismos de busca e campanhas

pagas na rede.

• Taxa de Rejeição: é a proporção de usuários que realizam

somente uma visita, sem fazer outras interações, como cliques

e visualizações de páginas.

• Taxa de Conversão: é a taxa resultante entre o número de

visitas e o número de conversões realizadas.

• Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de

outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

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Mas essas não são as únicas métricas de marketing digital. Na

verdade, conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se

adequam ao seu negócio deve ser uma etapa no seu planejamento.

Você pode fazer essas pesquisas dentro do Google Analytics,

inclusive aquelas ferramentas possuem vários recursos que ajudam

na sua análise.

Uma que é considerado por muitos como das mais importantes, o

famoso ROI, Return On Investment ou Retorno Do Investimento.

ROI – Retorno Do Investimento

O retorno do investimento (ROI) é uma medida de desempenho

usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a

eficiência de vários investimentos diferentes.

O ROI tenta medir diretamente o valor do retorno de um

determinado investimento em relação ao custo do investimento.

Para calcular o ROI, o benefício (ou retorno) de um investimento é

dividido pelo custo do investimento. O resultado é expresso como

uma porcentagem ou uma proporção.

A fórmula do ROI:

ROI = (Valor Atual do Investimento - Custo do Investimento) / Custo

do Investimento

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Por exemplo, suponha que João investiu $1.000 na campanha X em

e realizou vendas no total de $1.200 um mes depois.

Para calcular o retorno do investimento, primeiro faça a subtração

de $1.200 - $1.000, depois divida o resultado pelo custo do

investimento $1.000, ou seja, $200 / $1.000 ou 20%.

Custo De Aquisição

O cálculo do CAC é simples: divide-se a soma dos investimentos

para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em

um determinado período.

E a fórmula é a seguinte:

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

Exemplo:

Em um trimestre, você investiu R$ 5.000 na área de marketing e

conquistou 100 clientes novos. Seu CAC é de R$ 50.

Custos que devem ser considerados:

Salários da equipe

Comissões de venda

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Treinamento de colaboradores

Aquisição de ferramentas

Assinatura de softwares

Compra de anúncios

Participação em eventos

Assessoria de imprensa

Materiais impressos

Viagens

Contatos telefônicos

Receita Recorrente Mensal

Conhecida como monthly recurrent revenue (MRR), receita

recorrente mensal.

Simplificando, a receita recorrente mensal (MRR) é uma receita que

uma empresa pode contar todos os meses - uma receita previsível!

Muitas vezes, isso é um negócio de assinatura - um serviço que é

faturado (e pago) mensalmente.

Para calcular sua receita mensal recorrente, basta multiplicar o

número total de usuários pagantes pela receita média por usuário.

Uma maneira mais fácil de calcular isso é usando o RMPC (receita

média por conta).

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Depois de saber a receita média por conta, você vai multiplicar o

número total de clientes pagantes pelo valor médio que todos os

clientes pagam a cada mês.

Então, digamos que você tenha 10 clientes pagantes e uma quantia

média de $100/mês, sua receita média recorrente MRR seria $1000.

E a fórmula é essa:

MRR = RMPC * Número total de clientes

Essa métrica é bastante comum em serviços que envolvam

assinaturas, uma vez que elas pressupõem pagamentos periódicos.

Custo Por Aquisição

Conhecido pela sigla CPA, termo deriva da palavra em inglês Cost

per Action.

O CPA pode ser calculado para campanhas com diferentes objetivos, veja abaixo alguns exemplos:

• Preenchimento de um formulário • Download de um ebook

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• Inscrição em um Webinar • Visualização de um vídeo • Venda de um produto (camiseta, tênis, quadro) • Venda de um curso online •

O custo de aquisição (CPA), assim como o custo por click (CPC) e o

custo por mil impressões (CPM), são métricas para avaliar quanto

está sendo investido em cada etapa do processo de compra.

A relação desses indicadores reflete custos de aquisição, dividindo-

se o primeiro pelo segundo.

Exemplo para um valor investido de $100 que teve 500 visualizações:

CPM = 100/500 ------→ $ 0,20

CPM = Valor investido / Visualizações.

CPC = Valor investido / Cliques.

CPA = Valor investido / Número de Vendas.

Ticket Médio = Valor total das vendas / Número de Vendas.

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Dica: O valor investido, inclui tudo o que envolve custos:

Salários dos profissionais do departamento de marketing, valor de

investimento em publicidade online e off-line etc. (Facebook Ads,

Linkedin Ads, Twitter Ads, e-mail marketing, Google Adwords,

Cartões de Visitas e Flyers são alguns possíveis investimentos).

Custo Por Lead

Quando você cria seu planejamento de marketing, estipula um

orçamento. Esse será o custo total que você vai investir para atrair

mais clientes e fazer suas vendas.

O orçamento total é dividido entre as várias campanhas e ações,

facilitando a mensuração de resultados posteriormente.

Do começo de uma campanha até o fim, suponhamos que você gaste 100 mil reais do seu orçamento de marketing. Durante este período, você conseguiu gerar 20 mil leads (potenciais futuros compradores). Seu custo por lead foi de 5 reais.

O cálculo é bem simples de entender:

CPL = TOTAL INVESTIDO / TOTAL DE LEADS GERADOS

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Churn Rate - Taxa De Retenção

Ninguém pretende se desfazer de um cliente, certo? Então, é

fundamental olhar para quantos deles estão indo embora todo o

mês, ano ou período qualquer.

Churn rate é a relação entre o número de clientes que abandonam seu negócio durante um determinado período e o total de clientes que você tinha no início desse mesmo período.

Se você multiplicar este número por 100, pode calcular o churn rate como uma porcentagem, o que é mais comum.

Exemplo de cálculo de churn rate:

Você tem 30 clientes no início do mês. Durante este período, 15 desistem da compra que fizeram.

15/30 x 100 = 50%

Tráfego Por Canal

Uma estratégia de marketing digital, hoje, utiliza diversos canais de

compra.

Muitos deles estão disponíveis e contém um volume de público

seguro de buscas orgânicas a mídias sociais, campanhas pagas etc.

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Cada um desses canais terá participação na quantidade e na

qualidade de visitas que seu domínio recebe e, de modo

consequente, no número de vendas que isto gera.

Então, é fundamental monitorar o quanto cada um dos seus canais

performa para supervisionar como estão os seus resultados.

Novas Sessões

Sessões são calculadas, por padrão, pelo envolvimento de um

usuário no decorrer de até 30 minutos.

Então, se você visita um site duas vezes em um pedaço de 30

minutos, isto será colocado como uma sessão apenas.

Porém, depois de os 30 minutos desde a primeira visita, será

contada como uma nova sessão.

No momento em que o seu conteúdo tem um alto poder de atração,

constantemente usuários novos e recorrentes irão visitá-lo.

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Conclusão

Igual eu falei no início, se você não sabe mensurar suas estratégias,

fica um pouco complicado para você saber se está ganhando ou

perdendo.

Por isso, é importante que você aprenda isso. Não entre no jogo

para ser mais um. Entre no jogo para vencer!

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CAPÍTULO 5

8PS DO MARKETING

DIGITAL

Esse tópico não costuma aparecer muito nos manuais de marketing

digital, mas é interessante saber eaplicar.

Os 8Ps do marketing digital são:

• Produto

• Preço

• Praça

• Promoção

• Pessoas

• Processos

• Posicionamento

• Performance

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Produto

O que eu quero vender? O que eu estou de fato entregando para o

meu cliente?

Porém melhor do que isto, é necessário supervisionar e definir o que

será concentrado nesse produto:

• O conceito dele

• Quais as utilidades que ele deve desempenhar

• Como ele é materialmente, com o que ele se parece

• Como o cliente pode utilizá-lo

• Qual o nome dele

O produto é aquilo que se vê da empresa. Todas as outras coisas

são essenciais, porém o produto determina o sucesso ou o insucesso

do negócio.

Ou seja, seu público necessita daquilo que você pode proporcionar.

Visto que se o cliente não necessitar do seu produto, rapidamente

você será esquecido.

Contudo, se você tiver um produto ou serviço forte, uma entrega

diferenciada e isto solucionar o dilema de alguém, aí efetivamente

você pode ter uma mina de ouro nas mãos.

Uma vez com o produto formatado e definido, você pode refletir

sobre os demais pilares abaixo.

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Preço

Nada mais nada menos que o quanto você vai cobrar pelo produto

que irá oferecer para seu cliente.

No entanto este P não é somente o valor monetário, e efetivamente

o valor agregado, perceptível, de marca.

Saber quanto ele custa para ser fabricado, quanto ele custar para ser

entregue, quanto ele custará para ser vendido é fundamental. Assim

como saber quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por ele.

Afinal de contas, não adianta nada oferecer um produto superlegal,

se as pessoas não veem um valor tão grande e não estão dispostas a

pagar por ele.

O valor visto é descrito em todos os demais pilares. Saber o que é,

como auxilia sua persona, como você o distribui, fazem total

diferença nessa clareza.

Praça

Praça é a função do seu produto ou serviço no mercado. Ou seja,

como seu cliente chega até você.

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É fundamental saber onde seu público está e consome sua oferta,

em quais estabelecimentos ele vai frequentemente, se prefere

adquirir na internet ou nas lojas físicas bem como outras questões

particulares sobre a concessão e uso.

Não adianta você ter uma empresa enorme quando na verdade seu

público compra pela internet.

Da mesma maneira que não adianta você vender, por exemplo, sua

marca de roupas em uma loja de departamento quando você

pretende atingir indivíduos de classe A.

Promoção

Promoção de um produto, no conteúdo dos 8Ps, não significa uma

liquidação ou desconto.

Promoção está de modo direto ligada ao marketing dele e como ele

será promovido. Em linhas gerais, como este produto chegará até

seus compradores.

Para isto podemos refletir em corresponder perguntas como, quais

os melhores canais de consumação, os melhores pontos de

conversão, os melhores lugares para difundir a marca.

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Para responder a essas perguntas você necessita pensar no seu

público alvo e decidir como ele apreciaria saber sobre o seu produto

e como ele o consome.

Você verá no final desse texto, a importância de utilizar o marketing

digital de modo correto para isto. Utilizar as redes sociais para se

produzir e chegar até este possível cliente.

Pessoas

Entende-se que onde divulgar sua marca e como ela chegará a seu

público final é de extrema importância. Isso depende de marketing,

claro, mas do estudo do comportamento da sua persona.

Mas falar de pessoas é falar de um insumo de extrema importância

para o negócio.

De nada adianta a comunicação chegar às pessoas alvo se quando

elas vão até você adquirir seu produto ou serviço, você não as

atende bem.

Atender bem é receber bem, ouvir as necessidades e encontrar a

melhor solução para elas. A necessidade de se criar empatia com o

público é imensa.

Portanto, se preocupar com pessoas é fundamental para seu

negócio. Contratar bem, treinar, capacitar, motivar e direcionar seus

esforços para os clientes.

Cada serviço exige uma habilidade com pessoas diferente. Pode ser

um atendimento mais consultivo, discrição ou mesmo um espírito

contagiante e alegre.

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Processos

Esse item representa todos os fluxos de trabalho, procedimentos e

metodologias que devem ser utilizadas pela empresa.

Temos alguns aspectos para analisar aqui. O primeiro é a

importância de processos para atender seu cliente, encantar e

promover a melhor experiência de usuário para ele.

Cada vez mais temos que estar preocupados com isso e vai de

encontro a tudo que falamos acima no quesito “pessoas”.

Os processos também são importantes internamente. Quem é

responsável pelo que, quando fazer cada uma das atividades e como

realizar cada uma das tarefas.

São os processos que nos orientam sobre o que devemos ou não

fazer. Eles são necessários para atingir um nível de padronização

necessário nas entregas, internas e externas, de qualquer empresa.

Outros processos necessários são processos administrativos, que

não entram tanto no foco dos 8Ps do Marketing, mas devem ser

cuidadosamente estudados para não deixar a empresa desprotegida

e nem burocrática.

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Posicionamento

Esse pilar também é comumente conhecido como “evidência física

ou concretude”. Ele diz respeito a observar o ambiente onde o

serviço é prestado ou o produto vendido.

É a forma como a empresa vai interagir com essa comunidade.

E todos os aspectos são importantes. Tudo o que falamos acima em

“pessoas” e “processos”, além de apresentação visual, equipamentos,

insumos materiais, como interagir com o cliente etc.

A empresa também deve decidir qual o posicionamento estratégico

dela.

O produto vendido é barato e de baixo custo então deve-se vender

em grande volume? Ou ela está procurando a diferenciação e assim

pode cobrar mais caro por cada peça vendida uma vez que ele é

exclusivo?

Vai um pouco de encontro ao P de praça, mas também determinar

em qual segmento você é bom, seu produto tem mais aceitação e

decidir por fazer uma estratégia direcionada a ele.

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Performance

Pilar também conhecido como produtividade e qualidade. Com esse

item conseguimos falar sobre o sucesso que sua empresa está ou

não, tendo frente ao mercado.

Definir esses indicadores e persegui-los no dia a dia da sua empresa

é de extrema importância.

Só assim sabemos se estamos conquistando ou não nossos

objetivos e se está sendo bem-sucedido nos outros 7Ps citados.

Se não, o que precisa ser repensado? Como será repensado? Esses

indicadores te mostrarão o que fazer ou pelo menos te darão uma

ideia de para onde ir.

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Conclusão

Finalizando esse ebook, espero ter passado algumas informações

interessantes para que você possa dar os primeiros passos para

montar seu negócio online.

É claro, que esse é um resumo, e você precisa mergulhar de cabeça,

pesquisar muito e aos poucos as informações vão se encaixando e

fazendo sentido.

Não deixe de checar lá no blog os muitos conteúdos que

complementa esse e se você quiser saber de algum determinado

assunto ou fazer qualquer pergunta, será um prazer falar com você.

Até breve!

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